Euzinha !!

Minha foto
Porto Alegre/RS, Brazil
" Sou um pessoa comum ... Que está sempre atras da felicidade ..."

terça-feira, 1 de junho de 2010

Cosméticos orgânicos são ecologicamente corretos

Produtos precisam de certificação para serem considerados orgânicos e sustentáveis.

Na mesma lógica da alimentação orgânica, os cosméticos orgânicos tem sua produção de forma ecologicamente correta. Isto significa que as empresas produtoras se comprometem a não fazerem testes em animais, não usar espécies de frutas ou flores em extinção, e nenhum componente da fórmula pode ser derivado de petróleo e outras substâncas tóxicas, e nem de origem animal, no máximo o mel pode ser utilizado.

Além de proteger o meio ambiente, as vantagens de utilizar os cosméticos orgânicos são de poder usufruir de fórmulas mais suaves e antialérgicas. Já que, quando certificados por órgãos autorizados, se tem a segurança de que ingredientes sintéticos, como corantes e conservantes artificiais ficam de fora das fórmulas.

A exemplo de pioneiras mundiais como a L´Occitane e Lush, diversas indústrias brasileiras seguem a produção orgânica, como a linha Natura Ekos, Reserva Folio, Folhata, Magia dos Aromas, Éh Cosméticos, Feito Brasil, Amazônia Natural, Florestas, Cassiopéia, Surya Brasil, Amazon Secrets, Arte dos Aromas, Ikove e Sejaa. Esta última marca própria e lançada recentemente por Gisele Bündchen.
Porém, não basta a empresa se autoproclamar ecologicamente correta, para comprovar esta máxima, é necessária uma certificação. No Brasil, o IBD (Instituto Biodinâmico) e o Ecocert são dois órgãos que fiscalizam e certificam os produtos e seus processos de produção. O correto é que se tenha 95% de ingredientes orgânicos e gere o mínimo impacto ambiental possível. Para receber o certificado, os conceitos que regem são os de pureza, segurança, sustentabilidade, eficácia e respeito aos seres humanos e aos animais. Verifica-se a matéria-prima utilizada e seu armazenamento, as embalagens e rotulagens dos produtos, as instalações da indústira e o tratamento dado aos resíduos.

Para seguir a risca o processo sustentável, os recipientes e sacolas utilizados devem ser recicláveis e biodegradáveis.
Outra prática adotada por algumas fabricantes de cosméticos orgânicos é a de fazer o replantio planejado de tudo que retiram da natureza.
Esta prática geralmente vem associada do benefício social e econômico das comunidades envolvidas na produção.

Os cosméticos orgânicos não podem ser confundidos com os cosméticos naturais.
A grande diferença está no modo de produção.
Os naturais são produzidos da maneira convencional, mas apresentam na sua composição, ingredientes extraídos da natureza. Ao menos 5% da matéria-prima é orgânica.

Material retirado do site "hagah"

Bjs Tinna!!

Nenhum comentário: